CodeIgniter e PHPUNIT a integração

Olá, Ultimamente estou tento que trabalhar em um projeto antigo feito em codeigniter na qual eu precisava integra-lo com o phpunit. Quem trabalha com o Codeigniter já deve saber que ele não é lá muito bacana de se trabalhar com o testes unitários. Integrar ele com o phpunit é uma coisa extremamente chata com eu já disse nesse post. Mas bem eu dando uma fuçada na internet achei esse repositório no github https://github.com/fmalk/codeigniter-phpunit.git do Fernando Piancastelli. Como o próprio autor do projeto diz ele é um hack para o Codeigniter falar com o phpunit. A abordagem utilizada pode ser considerada desaconselhável.

Note:  Messing with a core system class has a lot of implications, so make sure you know what you are doing before attempting it.

– Manual Codeingiter

Mas dentre todas as outras alternativas que existem por ai essa simplesmente funciona. Já havia tentado outras alternativas sem sucesso.

Basta seguir as instruções do próprio repositório. Mas, as vezes o obvio precisa ser dito, vamos ao passo a passo

Faça o download do Codeigniter e em seguida extraia os arquivos para o local desejado. Agora temos que aplicar as alterações do repositório do Fernando Piancastelli para que ele passe a funcionar com o phpunit. Portanto faça o download do repositório (https://github.com/fmalk/codeigniter-phpunit.git). Basta extrair o repositório em cima da pasta do Codeingiter previamente extraída. Apenas os arquivos `Codeigniter.php` e `URI.php` sofreram pequenas alterações.

Pronto! Agora o Codeigniter tá pronto para falar com o phpunit, a pasta raiz do seu projeto deve ficar assim:

├── application
├── composer.json
├── contributing.md
├── index.php
├── license.txt
├── phpunit.xml
├── README.md
├── readme.rst
├── system
└── user_guide

Basta abrir a linha de comando e executar `phpunit` dentro da pasta raiz do projeto. O Seguinte ouput deve aparecer na tela:

Caso você não tenha o phpunit instalado em sua maquina basta seguir o manual oficial em https://phpunit.de/getting-started.html.

É isso ai agora você pode desenvolver no codeingiter usando testes unitários.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s